Endividadas, famílias pretendem comprar menos

Índice de intenção de compras tem escalada de quedas, segundo pesquisa da Fecomércio-GO

A junção de fatores inflação em alta, elevação da taxa de juros, baixo desempenho da economia, alto comprometimento da renda, além das torneiras fechadas para as linhas de crédito, vêm modificando os hábitos de consumo das famílias goianienses.

O endividamento dos consumidores está estagnado nos últimos meses e a intenção de consumo está em queda desde fevereiro deste ano - o que reflete em mais cautela nos gastos. Os dados são da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), divulgadas ontem pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio).

O índice de intenção de consumo medida em junho pela federação aponta um cenário em queda desde fevereiro e, ainda assim, o pior patamar dos últimos 13 meses - com 132,3 pontos. O índice mede o grau de satisfação dos consumidores em uma escala de 100 a 200 pontos.

TRÉGUA

Para o economista Antônio Teodoro, sem dar trégua para o bolso do consumidor, a inflação vem engolindo uma parcela cada vez maior da renda do goianiense, sobretudo quando se refere a bens de primeira necessidade, como itens do grupo de alimentação. "Aquele dinheiro reservado para pagar a parcela de uma máquina de lavar, por exemplo, está sendo corroído pelo aumento dos preços", explica Antônio Teodoro.

Somado a esse item, as regras para concessão de créditos estão mais rígidas. Inclusive, um dos questionamentos da pesquisa, se este é um bom ou mau momento para adquirir bens duráveis como eletrodomésticos apontou uma pequena diferença. Entre as famílias entrevistadas, 45,2% acredita que este seja um bom momento ante 42,1% que acreditam que seja um mau momento para compras de bens duráveis.

ESTÁVEL

Embora nos últimos meses o nível de endividamento vem se mantendo praticamente estável, o presidente da Fecomércio-GO, José Evaristo dos Santos, lembra que a média deste ano (52,3%) está bem acima da de 2013 (46%). "O governo estimulou o consumo e depois pisou no freio, aumentando o juros e limitando o crédito, mas a população já estava endividada."

José Evaristo se diz preocupado com a estagnação do endividamento das famílias goianienses e com o aumento paulatino de famílias que assumem que não conseguirão pagar as dívidas atrasadas (10%) e as que conseguirão quitar parcialmente (42,3%).

"Esses índices vêm subindo mês a mês. Isso demonstra que esses consumidores não têm condições de comprar", diz. Para fechar esse quadro desconfortável, 54,3% dos endividados estão com tempo de comprometimento de dívidas acima de 12 meses.

COPA

Para José Evaristo, a realização da Copa do Mundo impactou negativamente, especialmente para as indústrias situadas em municípios que não estão sediando o evento. Vale lembrar que, nos dias de jogos da seleção brasileira, comércio e indústria, de forma geral, estão trabalhando somente meio período. "Para alguns segmentos isso representa queda de até 60% nas vendas", explica.

O presidente da Fecomércio recorda que as vendas do Dia das Mães e Dia dos Namorados ficaram abaixo do esperado e, no segundo semestre, o Natal é a única data expressiva para o setor. "Não teremos muitas promoções neste segundo semestre."

酒酿蛋有副作用吗?酒酿蛋从原理上来说丰胸产品,本身是没什么副作用的,鸡蛋和甜酒酿都是日常生活中常用的食物粉嫩公主酒酿蛋,但是酒酿鸡蛋是含有酒精的,如果你对酒精或者鸡蛋过敏粉嫩公主,吃了肯定就会有过敏反应。那不过敏的人群吃多了会有什么副作用呢产后丰胸产品?