Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até hoje

Confira as dicas de especialistas sobre o que fazer com a grana extra

Os trabalhadores devem receber nesta sexta-feira (19) a segunda parcela do 13º salário deste ano. O empregador que não cumprir o prazo estará sujeito a multa, que varia conforme o número de trabalhadores da empresa. Como acontece com o salário regular, o 13º também tem os descontos dos impostos e tributos.

Assim, a segunda parcela do 13º é um pouco menor porque tem a mordida do IR (Imposto de Renda) na fonte, a contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as pensões alimentícias, se houver, e as contribuições associativas previstas em algumas convenções coletivas.

Segundo estimativa do Dieese (Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento do 13º salário (primeira e segunda parcelas) deve injetar cerca de R$ 158 bilhões na economia do País.

O 13º será pago aos trabalhadores que atuam no mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; beneficiários da Previdência Social, aposentados e recebedores de pensão da União e dos estados e municípios. Cerca de 84,7 milhões de brasileiros serão ainda beneficiados com um rendimento adicional de, em média, R$ 1.774.

O número de pessoas que receberá o 13º salário neste ano é cerca de 2,9% superior ao calculado para o ano de 2013. Estima-se também que aproximadamente 2,39 milhões de pessoas passarão a receber o benefício por terem requerido aposentadoria ou pensão, por terem se incorporado ao mercado de trabalho ou ainda por terem tido o seu vínculo empregatício formalizado.

 

Fonte: R7