É hora de planejar a carreira

Um plano de carreira é essencial e importante para o profissional estabelecer e atingir metas

O início de ano é um bom momento para projetar a carreira profissional. O planejamento é uma ferramenta eficiente utilizada por pessoas que alcançaram sucesso nessa etapa. Por isso, é fundamental que você tenha em mente a direção que se deseja tomar e o que será exigido para alcançar o objetivo proposto.

Desejar algo ou mudanças profissionais não é uma tarefa difícil, mas a complicação surge a partir do momento em que é preciso organizar as metas do presente a fim de alcançá-las no futuro. Atingir objetivos pode ser bem mais fácil quando se cria um plano de carreira.

A professora e coordenadora do núcleo de carreira da FGV Goiânia, Gláucia Ribeiro, diz que o importante é que o profissional, em primeiro lugar, descubra, reconheça e aceite a sua essência. Ou seja, ache alternativas de autoconhecimento e persiga o talento.

"A partir do autoconhecimento é possível evoluir e estabelecer planos de ação com naturalidade", afirma Gláucia. Após essa etapa, é importante responder perguntas que ajudarão no planejamento e a obter sucesso na carreira (veja quadro).

A importância da rede de contatos para a carreira é muito grande. As pessoas deste ciclo podem fazer a diferença nas suas escolhas e no sucesso na hora de conseguir o emprego almejado. Mas, para isso é preciso desenvolver contatos com pessoas que chegaram ao nível desejado para sua carreira e podem servir como mentores profissionais.

Gláucia Ribeiro explica que a rede de contatos é fundamental, e pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho e escolar. "É preciso entender que rede de contatos não diz respeito aos 2.000 amigos que você possui no facebook. Mas, é o ciclo honesto que é embaixador do seu talento, pessoas que conhecem de fato a sua capacidade e o que você realmente quer para a sua vida", orienta.

São esses relacionamentos que permitirão o aprendizado com os acertos e erros dos outros, além de oferecer sabedoria e experiências para o desenvolvimento de uma perspectiva na área desejada.

 

Fonte: O Popular