CPF digital facilita a entrega do IR

prazo final é no dia 30 de abril e os contribuintes que possuírem o CPF digital

Começou, ontem, a entrega da declaração do Imposto de Renda 2015, ano-base 2014. O prazo final é no dia 30 de abril  e os contribuintes que possuírem o CPF digital, ou seja, o certificado digital que corresponde a versão eletrônica do CPF, tem facilidades.

Uma delas é a declaração pré-preenchida. Para estar elegível a essa possibilidade é necessário, além de ter o certificado digital, ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014 (ano-calendário de 2013) e que a Receita já tenha recebido as informações da fonte pagadora no momento da importação do arquivo.

A declaração pré-preenchida ajuda o contribuinte a não cometer erros e, consequentemente, a cair na malha fina, já que, se utilizada, é necessário apenas conferir os dados de despesas e deduções e, se necessário, corrigir as informações.

Outra facilidade é possibilidade de preencher a declaração on-line, diretamente do site da Receita Federal do Brasil. Ou seja, a declaração pode ser finalizada de qualquer máquina, já que ela estará arquivada na "nuvem".

O certificado digital ainda promove outros inúmeros benefícios, como verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar seu IR, obter a declaração do ano anterior, antes de declarar o Imposto de Renda, regularizar no mesmo dia sua situação com a Receita federal caso caia na malha fina; eliminar divergências das suas informações declaradas com as fontes pagadoras, acompanhar todo o processo de sua declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia), obter cópias das suas declarações e retificar pagamentos/Imprimir comprovantes.

Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, ressalta que o contribuinte também pode e deve utilizar o certificado digital para outras aplicações. "Nessa época do ano, o certificado digital ganha notoriedade por conta do IR, mas é importante que as pessoas saibam que o CPF digital, por exemplo, pode ser utilizado, para assinar documentos diretamente da web e com validade jurídica".

Os contribuintes que ainda não tem o CPF Digital podem adquiri-lo com desconto até o dia 30 de abril no site da Certisign. A empresa está oferecendo o certificado digital no Cartão Inteligente, validade de três anos, com 26% de desconto - de R$ 270, por R$ 200 no site www.certisign.com.br/ir.

 

Fonte: Diário da Manhã