Taxa de juros vai a 13,25% ao ano

Banco Central eleva pela quinta vez consecutiva a Selic, visando inibir a perspectiva de alta da inflação

O Banco Central anunciou a quinta alta consecutiva da taxa básica de juros (Selic), que passou de 12,75% para 13,25% ao ano. Também deixou aberta a possibilidade de elevar os juros novamente na próxima reunião, em junho. A alta de junho poderá ser a última do ciclo de aperto monetário iniciado em abril de 2013 e que foi interrompido temporariamente durante o período eleitoral.

Esse já é o maior período de aumento da taxa desde que a Selic passou a ser usada como instrumento de política monetária em 1999.

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) ontem foi unânime. No comunicado sobre o aumento, o BC repetiu o discurso das duas últimas reuniões, de que tomou a decisão "avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação".

Mercado esperava

A maior parte do mercado financeiro já esperava que o BC mantivesse o ritmo de alta de juros em 0,50 ponto percentual. Para a próxima reunião, a projeção da maioria dos analistas é de um aumento de 0,25 ponto percentual.

O aumento da taxa básica é um dos fatores que tem contribuído para a alta dos juros bancários, que estão no maior patamar em quatro anos e devem continuar subindo.

 

Fonte: O Popular