Previsão do mercado para a inflação sobe pela sexta semana consecutiva

Analistas esperam que a inflação atinja 8,37% e que o PIB tenha retração de 1,24%

Os analistas do mercado financeiro reajustaram para cima pela sexta semana seguida a expectativa de inflação neste ano e também aumentaram a perspectiva de retração da economia brasileira.

Segundo o boletim Focus, feito a partir de entrevistas com cerca de cem especialistas de instituições financeiras privadas e divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (25), a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve fechar ano em 8,37%.

Já para o próximo ano, os economistas de instituições financeiras mantiveram a projeção para a inflação em 5,50%, ao mesmo tempo em que voltaram a elevar a perspectiva para a Selic. Para este ano, a taxa básica de juros deve ficar em 13,75% e para 2016 deve ser de 12%.

Os preços administrados pelo governo devem subir 13,70% neste ano, segundo expectativa do mercado financeiro. E 5,84% em 2016.

Economia em queda

O boletim Focus fez ainda previsão para a economia. Os especialistas esperam uma retração de 1,24% para este ano e de crescimento de 1% em 2016.

 

Fonte: R7