FELIZ DIA DOS NAMORADOS! (1)

Originalmente, nesta data era realizada uma celebração litúrgica com jejum, em homenagem ao São Valentim

O dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, no Brasil. Este dia também é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine's Day na língua inglesa. Originalmente, nesta data era realizada uma celebração litúrgica com jejum, em homenagem ao São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II.

A partir do século XV (15), a data passou a ser associada a trocas de presentes entre os amantes, que expressavam o seu amor através de flores, doces e cartões. Segundo a tradição, o imperador Cláudio II, durante seu governo proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.

O Dia dos Namorados é comemorado no mundo todo. Nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em países orientais a data de celebração é 14 de fevereiro. Até mesmo culturas de origem mulçumana, como palestinos, têm se rendido às comemorações do Dia dos Namorados.

 

Fonte: História Digital