Trabalho infantil é tema de seminário em São Paulo

Encontro debate condições de trabalho e visa evitar abandono escolar e exploração

A discussão da questão do trabalho infantil artístico foi o tema central de um seminário iniciado nesta quinta-feira (18), no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

As ações tomadas pelos órgãos participantes do evento visam criar condições para a criança que esteja trabalhando por necessidade ou em atividades artísticas e evitar ao máximo o abandono escolar ou a exploração.

Durante o seminário, diversas atividades são realizadas para mobilizar a sociedade. Além disso, o encontro visa buscar atos de conscientização e denúncia a respeito do tema.

O primeiro painel apresentado no seminário, intitulado Histórias de Vida, foi presidido pelo juiz da Infância e Juventude e assessor da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal do Estado de São Paulo, Paulo Fadigas, e teve a participação das atrizes Bruna Marquezine e Vanessa Goulart e do DJ Yudi Tamashiro.

A campanha "Junho Vermelho" foi o tema escolhido para o debate deste ano. Coordenada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), a defesa remete ao Dia Mundial de Combate ao Crime, datado no dia 12 de junho. Na ocasião, os prédios das entidades que apoiam e divulgam o projeto ficam iluminadas de vermelho como forma de alertar a população sobre a causa.

A assessoria da Diretoria Executiva Nacional de Relações Institucionais da Rede Record representou o departamento no evento.

O Seminário "Trabalho Infantil Artístico: Entre Sonho e Realidade" é uma realização conjunta do TRT2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), TRT15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), MPT (Ministério Público do Trabalho), TEM (Ministério do Trabalho e Emprego), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

 

Fonte: R7