Ganho real da poupança em 12 meses é o pior desde 2003

A perda de poder aquisitivo da Bovespa foi de -8,32% contra -1,31% da poupança

Em junho deste ano, o ganho real (descontada a inflação) da poupança em 12 meses teve o pior resultado desde outubro de 2003, segundo levantamento da consultoria Economatica.

A  pesquisa aponta que houve perda de poder aquisitivo pelo sétimo mês consecutivo, levando a poupança a ser considerada o pior investimento de 2015. "O melhor desempenho em 2015, descontando o IPCA [inflação], é o ouro, com ganho real de 10,43%."

Em 12 meses a poupança só ganhou da Bolsa de Valores. A perda de poder aquisitivo da Bovespa foi de -8,32% contra -1,31% da poupança. O melhor investimento em 12 meses foi o Dólar Ptax venda, com ganho real de 29,36%.

Há seis meses, os brasileiros estão retirando mais dinheiro da poupança do que guardando. Em junho, a caderneta da poupança registrou saída líquida (retiradas menos depósitos) de R$ 6,26 bilhões em junho, segundo o Banco Central. Foi a maior saída de recursos para o mês desde o início da série histórica, em 1995.

O resultado acontece em um momento de aumento do custo de vida, com inflação subindo e juros mais altos. Especialistas ouvidos pelo G1 apontam duas razões principais para a fuga de recursos da poupança: necessidade de retirar dinheiro da aplicação para honrar compromissos em um momento econômico difícil e queda do rendimento da poupança em relação a outros investimentos.

 

Fonte: G1