Marca francesa combate resistência a hortifrútis de 'cara feia'

Venda de legumes e frutas deformados ou fora dos padrões estéticos habituais a preços mais baixos cresce no país.

Para combater o desperdício de alimentos, supermercados franceses estão vendendo frutas, verduras e legumes "feios" - que não correspondem aos padrões estéticos habituais e que, de outra forma, acabariam destruídos.

Até então desprezados por atacadistas, centrais de compras de supermercados e também, claro, pelos consumidores, os legumes e frutas moches (feias), como são chamados na França, estão se tornando uma tendência de consumo no país.

Em apenas um ano de existência, a marca Les Gueules Cassées (as caras quebradas, em tradução livre), que reúne produtores agrícolas franceses e visa revalorizar alimentos disformes, já vendeu 10 mil toneladas de hortifrútis "feios", segundo Nicolas Chabanne, co-fundador da marca.

"Não é possível continuar jogando no lixo toneladas de comida apenas porque o visual e as dimensões não correspondem aos padrões exigidos", disse à BBC Brasil.

Na França, 20 kg de alimentos são jogados fora anualmente, por pessoa, sendo 7 kg de produtos não consumidos e ainda embalados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

"O consumidor evoluiu e passou a se preocupar mais com questões ambientais e éticas", afirma Chabanne.

Economia
Mas fatores econômicos também podem explicar as boas vendas destes produtos até então rejeitados pelo consumidor.

Eles custam 30% menos do que frutas e legumes que correspondem aos "padrões de beleza".

"O consumidor faz bons negócios e, ao mesmo tempo, uma boa ação, contribuindo para reduzir o desperdício de alimentos", diz Chabanne.

A iniciativa da Les Gueules Cassées parte do princípio de que apesar de "feios", os alimentos não têm menos sabor ou qualidades nutritivas que os de boa aparência.

Tradicionalmente, atacadistas franceses devolvem aos produtores produtos tortos ou com calibres que não correspondam aos tamanhos fixados.

Produtores de endívias, por exemplo, chegam a desfolhar boa parte das verduras antes de enviá-las ao comerciantes para que elas tenham tamanhos idênticos nas caixas e não sejam devolvidas.

Associação de produtores diz que alimentos "feios" são estratégia para baixar ainda mais os preços dos produtos

Isso é feito porque os comerciantes sabem que o consumidor "torce o nariz" para produtos com aspecto diferente, como cenouras tortas ou com várias pontas.

De acordo com Chabanne, os alimentos da marca já podem ser encontrados em 5 mil supermercados em todo o país. No início do ano, eram apenas 1,5 mil lojas.

Grandes redes de supermercados, como Monoprix, Franprix, e Leclerc passaram a vender regularmente as frutas e legumes da Les Gueules Cassées.

Mas os produtos, embalados e identificados com o selo da marca (uma maçã com um só dente), ainda não estão disponíveis em todas as lojas dessas redes.

 

Fonte: G1