Os efeitos negativos da taxa de poupança negativa

O termo "taxa de poupança negativa" é bastante intuitivo

Durante nossa infância, cansamos de ouvir que era preciso poupar em vez de desperdiçar dinheiro. Mas este conselho não parece ter entrado bem na cabeça de muitos adultos entre 18 e 35 anos.

Relatórios recentes nos Estados Unidos mostram que milhares de pessoas nessa faixa de idade têm uma taxa de poupança negativa de 2%, uma tendência que não é sustentável nem para os financeiramente mais experientes.

Mas o que significa uma Taxa de Poupança negativa?

O termo "taxa de poupança negativa" é bastante intuitivo. É quando a poupança é negativa porque as pessoas estão gastando mais dinheiro do que ganham.

A taxa de poupança negativa em um nível individual afeta apenas uma pessoa e seus dependentes financeiros. Mas quando uma taxa de poupança negativa parece ser a praga de toda uma geração, isso pode ser motivo para alarme.

A taxa de poupança negativa significa que enquanto os consumidores podem usufruir da abundância de dinheiro na economia, eles infelizmente vão na direção contrária e se arriscam a enfrentar um desastre financeiro que pode retardar muita coisa no futuro.

Às vezes, isso pode ser temporário, como por exemplo se você tiver um trabalho com bons e maus momentos, sazonal. Mas se este é um estado permanente, pode ser a hora de agir pessoalmente ou em conjunto. Aqui estão algumas situações em que uma taxa de poupança negativa pode causar problemas.

1. Empréstimos

Pessoas com uma taxa de poupança negativa geralmente guardam cada vez menos - ou não guardam absolutamente nada. Assim, elas podem ser forçadas a precisar dos outros para pagar muitas de suas despesas, como um financiamento da casa própria ou do veículo.

Pagar empréstimos estudantis e outras formas de dívidas pode levar algum tempo, mesmo se você cuida de seu orçamento e poupa o seu dinheiro de forma adequada. Com o tempo, os juros sobre empréstimos não pagos ficam acima do saldo inicial. Por não guardar corretamente e assumir mais e mais dívidas, você pode acabar em um ciclo vicioso de dívida que parece interminável.

2. Emergências

Enquanto o seu fluxo de renda pode cobrir suas despesas do dia-a-dia, ok, mas o que acontece quando você encontra um custo inesperado, como uma emergência médica? Se você não tem um poupança ou dinheiro guardado para pagar, você pode ser forçado a cortar nas compras diárias, como despesas de alimentação para pagar a conta.

3. Dívida

A taxa de poupança negativa significa uma de duas coisas. Ou você está afundando em dívidas ou você está mergulhando em suas economias existentes e aumentando suas chances de eventualmente entrar em dívida. Além do mais, este tipo de estilo de vida pode fazer com que boas iniciativas como um plano de aposentadoria fique difícil ou mesmo impossível de alcançar.

Pequenos efeitos nocivos de uma taxa de poupança negativa

Ter uma taxa de poupança negativa é tão arriscado quanto insustentável. Embora seja tentador gastar todo o dinheiro que você ganha, é mais importante se esforçar para a segurança financeira.

Com a construção de uma poupança sólida, você certamente terá uma situação mais confortável a longo prazo. Tenha em mente que ter baixo nível de poupança é uma coisa, mas ter poupança negativa é uma história completamente diferente - e mais perigosa.

 

Fonte:R7