Mudanças pegam usuários de surpresa

Limite diário de uso do Cartão Fácil no Eixo Anhanguera obriga passageiro a comprar Sitpass na tarifa integral

O usuário do Eixo Anhanguera agora tem limite de uso diário do Cartão Fácil em quatro ônibus, sendo que só pode entrar em um terminal ou plataforma uma vez ao dia. A mudança começou no último sábado e pegou os passageiros de surpresa, já que a informação circulou apenas em cartazes dentro de ônibus e nos guichês de venda, sem uma repercussão massiva. Dessa forma, mesmo com créditos no Cartão Fácil, muitos usuários ficam impedidos de viajar.

O armador de ferragens Rosiel Pereira Morais, de 35 anos, não conseguiu entrar no Terminal Praça da Bíblia na tarde de ontem e teve de ler a mensagem "Já utilizado neste terminal", mesmo tendo R$ 4,08 de crédito em seu Cartão Fácil. "Agora não tenho nenhuma moeda no bolso", lamentou ele, que ainda tentou ir andando até outra plataforma para ver se conseguia entrar em um ônibus do Eixo.

O problema de Rosiel é ainda pior já que ele nem sequer usaria o Eixo Anhanguera, pois queria era um ônibus convencional para ir ao Setor Vale dos Sonhos, onde mora. Ontem, ele saiu do Vale dos Sonhos e foi até a Avenida Tocantins, de lá pegou o Eixo Anhanguera e desceu no Terminal Praça da Bíblia para pegar um veículo da linha 580. Na volta, pegou o 580 novamente, desceu no mesmo terminal e foi até a unidade do Vapt Vupt. Quando tentou entrar no terminal para voltar para casa, foi impedido.

"Combate a fraudes"

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), Décio Caetano, afirma que as mudanças não foram para prejudicar os passageiros e sim para evitar as fraudes. Pelos cálculos do Setransp, há cerca de 11% de evasão - usuários que entram sem pagar (pulando a catraca ou pela porta traseira) ou usando cartões de outras pessoas. "Esse número onera a passagem quando vamos fazer o cálculo do reajuste e, no caso do Eixo, prejudica o Estado, que paga o subsídio", diz.

 

Fonte: O Popular