Goiás prepara uma grande mobilização

2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada de 13 a 17 de junho

Banner _csjt -site

Com o slogan "Conciliação: a solução dada por você!" o TRT de Goiás lança a campanha de mobilização para realizar um grande mutirão da conciliação no primeiro e segundo graus de jurisdição da 18ª Região durante a 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. As audiências serão realizadas no primeiro e segundo andares do Fórum Trabalhista de Goiânia e também em todas as varas do trabalho do interior. A ideia é concentrar esforços para que o maior número de processos possível seja solucionado por meio da negociação entre as partes.

Segundo o presidente do TRT18, desembargador Aldon Taglialegna, a solução negociada dos litígios trabalhistas é uma forma saudável e célere de pacificação dos conflitos entre empregado e empregador e ainda contribui para desafogar a Justiça do Trabalho.
Em Goiânia, onde se concentram 18 Varas do Trabalho, será criado um espaço exclusivo durante a semana da conciliação no primeiro andar do Fórum Trabalhista, independente das audiências já agendadas no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania. O objetivo é deixar as partes e advogados mais à vontade e incentivar a conciliação, propiciando um ambiente agradável e confortável que poderá favorecer o diálogo.

A 2ª Semana Nacional da Conciliação será realizada simultaneamente por todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em Goiás, partes e advogados interessados em participar podem inscrever seus processos até na semana da conciliação. Para isso, basta preencher o formulário disponível no site do TRT ou procurar a Vara do Trabalho onde tramita a ação.

Os interessados também poderão comparecer espontaneamente, durante o evento, na unidade onde tramita o processo, em 1º ou 2º graus. Nestes casos, não haverá agendamento e nem notificação, por isso a necessidade de as partes litigantes comparecerem, juntas, à unidade, no sentido de viabilizar a conciliação.

A Secretaria Geral Judiciária informa que mesmo no caso dos processos que estão tramitando no Tribunal Superior do Trabalho (TST) as audiências de conciliação poderão ocorrer nas Varas do Trabalho de origem, para viabilizar a participação das partes.
A primeira edição do evento, realizada em 2015, alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país. Em Goiás, foram incluídos em pauta 1.485 processos, tendo sido homologados 815 acordos. O índice de conciliação foi de 55%.

Fonte: Trt18º