Consumidores podem trocar lâmpadas de LED

Consumidores podem trocar lâmpadas de LED.

Foto Lampadas

Consumidores de energia elétrica de Goiânia agora podem trocar lâmpadas de alto consumo pelas de LED sem custo nenhum. A facilidade faz parte do programa Eficiência Solidária lançado pela Companhia Energética de Goiás (Celg) e permite que o morador troque quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras que consomem menos energia.

 Em junho do ano passado, o Governo Federal proibiu os estabelecimentos comerciais de venderem esses tipos de lâmpadas. A restrição foi estabelecida pela Portaria Interministerial 1.007/2010 para minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. 

O consumidor que desejar fazer a substituição precisa ir a um dos dois postos de troca com um documento de identidade com foto, a última fatura de energia da casa e o número de lâmpadas que deseja trocar. O máximo para cada residência é de 4 lâmpadas.

De acordo com a Celg, o projeto irá doar 1.500 lâmpadas de LED para instituições sociais da Capital. A empresa ressalta ainda que o projeto é válido exclusivamente para consumidores residenciais pessoa física do município de Goiânia, com o CPF na conta de energia. Nos casos de cadastro sem CPF do titular, essa informação deverá ser apresentada no ato da troca. Para participar, o cliente deverá estar com suas contas em dia. A Celg deixa claro também que projeto não contempla clientes residenciais baixa renda e rural, comercial ou industrial, e nem Unidades Consumidoras (UC) com contrato suspenso ou inativo.

Segundo o superintendente de comercialização da Celg, Leandro Chaves, o projeto levará ao consumidor mais conhecimento acerca do consumo de energia e colocará o conceito de eficácia para funcionar na prática. "O consumidor precisa entender os prejuízos do desperdício de energia e levar em consideração que as lâmpadas de LED podem ser utilizadas por até 20 anos. Isso o próprio fabricante expõe na embalagem", explica. Leandro destaca ainda que o meio ambiente também é beneficiado e não apenas o bolso dos consumidores. Ele afirma também que se as trocas continuarem no mesmo nível que estão daqui a mais ou menos dois meses o projeto será concluído. 

Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED em Goiânia:
Serviço gratuito
Posto de troca 1: Rua 261 B, nº 169 no Setor Leste Universitário.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; sábado das 9h às 13h.
Posto de troca 2: Avenida T-9, nº 5.344 no Jardim Europa.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h