Matrículas para educação de jovens e adultos estão abertas em Goiânia

Matrículas para educação de jovens e adultos estão abertas em Goiânia.

Eaja

Estão abertas as matrículas para o projeto Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) na rede pública, em Goiânia. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informou que há 5.183 vagas disponíveis em 61 escolas da capital. Os interessados podem acessar o portal da prefeitura para se inscrever.

A SME estima que cerca de 30 mil moradores da capital não sejam alfabetizados. Conforme o órgão, 7.517 alunos fizeram o curso em 2016.

O programa tem duração de cinco anos e é dividido em duas fases, sendo que o primeiro módulo engloba desde a alfabetização até o quinto ano. A segunda parte compreende do sexto ano até o nono ano.

Ainda conforme a SME, as aulas são adaptadas para pessoas que trabalham ou que já são idosas. O Eaja é gratuito e oferece um jantar antes das aulas.

Poucos matriculados


  Alunos do Eaja temem que turmas do programa em Goiânia fechem por falta de matriculados. O pedreiro Jovair Ramos é um deles. Ele conta que sua sala tem poucos alunos. "Eu quero um ensino médio completo e onde eu puder ir, quero ir. Se fechar, a gente tem que procurar um meio, mas vamos torcer para não fechar", afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Apesar de ainda ter muitas vagas em aberto, o coordenador pedagógico da Coordenadoria Regional de Educação do Município, Marcos Antunes Moraes, informou que a SME não pretende fechar nenhuma turma do Eaja.

"A política da Secretaria não é de fechar turmas. Temos outra grande dificuldade, que não é só trazer o aluno para a escola, é fazer com que ele permaneça e permaneça aprendendo", revelou.

Uma das professoras do programa, Patrícia Glória de Carvalho Brito, convida goianienses que tenham mais de 15 anos para participar do Eaja. "Quem quiser vir, aprender a ler, concluir o ensino fundamental, estamos aqui. É uma porta que se abre para trabalho, para realização pessoal", disse.

Serviço
Inscrições: site da Prefeitura de Goiânia
Outras informações: 62 3524-8923

Fonte: G1 Goiás