Enem 2017

ENEM 2017

Enem

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgados nesta sexta-feira, 20 de outubro. A informação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Enem

O Cartão de Confirmação de Inscrição contém a localização das provas (instituição de ensino, bloco, andar e sala de aula), língua estrangeira escolhida pelo candidato, dados pessoais do participante, opção por atendimento específico ou especializado (quando for o caso) entre outros detalhes. 

O acesso às informações é feita informando o CPF e senha cadastrados na Página do Participante. Por isso, é importante manter seus dados de acesso aos sites atualizados. Além disso, não deixe para conferir seu local de prova na última hora, já que o excesso de pessoas acessando o portal pode causar instabilidade e dificultar o login. 

Horário do Enem

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília), para mais de 6,7 milhões de inscritos. Você precisa ficar atento (a) se existe horário de Verão em sua cidade, pois pode haver diferença na hora de abertura e fechamento dos portões.

Os portões do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início 30 minutos depois e, neste intervalo, os estudantes ficarão nas salas de aula e o tempo poderá ser utilizado para verificação de dados e medidas de segurança. 

O que levar para o Enem

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação do Enem impresso, mas é recomendável. O documento tem as informações completas do local de prova, o que facilita a localização e evita possíveis atrasos. 

Já o documento de identificação original com foto, em bom estado de conservação, é um item obrigatório para entrar na sala de aula em que o Enem será aplicado. Se você tiver perdido seu documento, é preciso ter o boletim de ocorrência para fazer a prova. 

Enem 2017 contará com detectores de metais em todos os banheiros

A caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) é obrigatória para marcar o cartão-resposta e transcrever a redação na folha definitiva. Outras cores de tinta e também lápis não são detectados no leitor óptico. 

Por se tratar de uma prova longa, é importante se manter hidratado e não ficar muito tempo sem comer. Leve água em garrafa transparente e sem rótulo e alimentos leves como frutas, castanhas, biscoitos, balas, chocolates. 

Enem terá aparelho que detecta ponto eletrônico

O celular deve ser desligado e ter sua bateria retirada ainda do lado de fora da sala. O fiscal de sala entregará uma embalagem para que o aparelho seja guardado, assim como moedas e demais itens que possam ser pegos pelo detector de metais. Se o participante for flagrado mexendo no celular, será eliminado do Enem.

Provas

O primeiro dia do Enem terá 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, sendo 45 para cada área. Além disso, haverá a redação, sendo a duração máxima das provas de 5h30.

Manual da Redação do Enem 2017 já está disponível para consulta, explicando quais são as competências avaliadas na correção da redação, as regras para a produção textual, motivos que levam à nota zero e a importância de respeitar os Direitos Humanos. 

Fonte: Site da Bol