Centro de Orientação sobre Acessibilidade é inaugurado

Centro de Orientação sobre Acessibilidade é inaugurado

Acessibilidade

A Prefeitura de Goiânia inaugura na próxima terça-feira (25) às 9 horas, o Centro de Orientação sobre Acessibilidade, instalado no pátio do Paço Municipal. A sala de orientação funcionará em uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), por meio da Superintendência da Pessoa com Deficiência, com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). A solenidade terá a presença do prefeito Iris Rezende.

De acordo com o superintendente municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, as ações do Centro de Orientação sobre Acessibilidade são importantes não só para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade como também para direcionar corretamente as instruções de construção das calçadas acessíveis em cumprimento a Lei e ao Decreto n°3.057/2015.

Além do Centro de Orientação sobre Acessibilidade, o prefeito Iris Resende assinará a autorização para envio à Câmara Municipal da Lei Municipal de Calçadas em prol da modernização, e possíveis adaptações, na construção de calçadas acessíveis em Goiânia. O prefeito também assinará ordem de serviço para a construção de uma rota totalmente acessível entre as Avenidas Independência e 5ª Avenida, no trajeto que liga a Adfego ao Crer. A obra é uma antiga reivindicação de pessoas com deficiência que se deslocam entre as duas entidades.

Outras ações também serão realizadas, como a assinatura da ordem de serviço para a instalação de 21 semáforos sonoros em rotas mais utilizadas por deficientes visuais e a construção de 20 lombofaixas em locais de alto fluxo de pedestres. As obras de acessibilidade são de recurso federal destinado por meio de emenda do deputado federal Marcos Abrão. 

 

Fonte: Jornal O Hoje.