'Mutirão do Diabetes' em Goiânia terá atendimento gratuito à população

'Mutirão do Diabetes' em Goiânia terá atendimento gratuito à população

Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado nesta quarta-feira (14), e a Fundação Banco de Olhos de Goiânia (FUBOG) organiza o "Mutirão do Diabetes" com atendimento gratuito à população entre 8h e 12h, no endereço da fundação (Rua Couto Magalhães, 50 - Jardim da Luz - Goiânia). Dentre os serviços, a ação contemplará realização de exames e orientação sobre a doença que afeta cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil.

O "Mutirão Oftalmológico do Paciente Diabético" é realizado desde 2016 com o objetivo de trazer à população das comunidades carentes informações sobre o olho diabético. Em 2018, o Mutirão chega à sua 3ª edição e prevê atingir cerca de mil pessoas com as ações de conscientização e de estímulo à adesão do tratamento.

A ação oferecerá atendimento especializado com exames oftalmológicos com acuidade visual para detecção de retinopatia diabética, teste de glicemia, medida da circunferência abdominal, cálculo do IMC, biomicroscopia e mapeamento de retina, além de prover avaliação nutricional. Após a realização dos exames, os pacientes serão direcionados e orientados para prosseguir com o tratamento na rede pública de saúde.

Sobre a doença e o acesso a informação

O diabetes é uma enfermidade silenciosa, associada principalmente à herança genética, mas também relacionada ao estilo de vida, em que os diagnosticados apresentam deficiência na função do hormônio insulina. Por se tratar de uma doença sistêmica, pode desencadear outras complicações como problemas renais e doenças oftalmológicas - pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver catarata e 40% mais de desenvolver glaucoma. O tratamento alia medicamentos e controle alimentar e é disponibilizado pelo SUS.

A Novartis lançou o portal De Olho No Diabetes (www.deolhonodiabetes.com.br), com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a visão dos pacientes diabéticos. O site reúne informações, notícias, serviços e atividades e destaca riscos e formas de prevenção das doenças oculares.

O portal oferece ainda uma plataforma que permite encontrar especialistas - endocrinologistas e oftalmologistas - e centros de referência em cuidados da visão, seja para diagnóstico, tratamento ou acompanhamento. A busca é feita com o CEP do usuário, o que permite encontrar o profissional mais próximo de sua casa ou trabalho.

 

Fonte: O Popular.