Falta de conscientização prejudica catatreco em Goiânia

Falta de conscientização prejudica catatreco em Goiânia

Catatreco

Sete anos após sua criação, em novembro de 2011, o projeto Catatreco da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) ainda enfrenta o desafio de melhorar a consciência da população para que o descarte de bens inservíveis seja feito de forma correta, ou seja, via agendamento. No ano passado, 25.321 itens foram recolhidos em toda Goiânia através do programa, mesmo assim são comuns o abandono de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em locais inadequados, prejudicando o meio ambiente.

"Um dos grandes desafios é mesmo a educação ambiental, ainda muito pequena", afirma a engenheira civil Renata Moura, assessora técnica da Diretoria Operacional da Comurg e uma das idealizadoras do projeto. Para ela, antes de abandonar um bem a comunidade precisa entender que há um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura para dar a destinação correta e que lá na ponta alguém pode ser beneficiado. "Acredito que a falta de divulgação do projeto também contribui para que esses resíduos continuem sendo descartados de qualquer jeito e em qualquer lugar".

Serviço é gratuito e o objeto é retirado na própria casa

O catatreco é um serviço gratuito que só funciona por meio de agendamento. É ampla a possibilidade de contato com a Comurg para esta finalidade, tanto por linhas telefônicas ou pelas redes sociais. Quando o pedido chega à companhia é gerada uma Ordem de Serviço (OS) que é encaminhada ao departamento da Coleta Seletiva. A partir daí o contribuinte é contatado para que o agendamento da coleta seja feito.

Como fazer a solicitação

Pedido de agendamento pode ser feito pelo telefone, pelo Twitter, Facebook e Instagran.

Redes sociais: A Comurg está no Twiter, Facebook e Instagran (@comurggyn).

Telefones: (62) 3524-8555 e (62) 98596-8555 (whatsapp).

Itens mais recolhidos em 2018

Sofá - 397

Cama - 183

Cadeira - 177

Guarda-roupa - 161

Colchão - 136

Armário - 126

Aparelho de TV - 92

 

Fonte: O Popular.