Riscos do WhatsApp

Nos últimos dias duas noticias circularam em âmbito nacional e trouxeram a mesma lição: devemos ter cuidado com o que postamos nos grupos de WhatsApp. A primeira noticia destacou que uma médica foi imediatamente dispensada do hospital Sírio Libanês após ser constatado que ela foi responsável pelo vazamento de dados sobre o diagnostico da ex-primeira dama Marisa Letícia, ela enviou dados sigilosos do diagnostico da paciente em um grupo de WhatsApp e esses dados foram disseminados para inúmeros outros grupos e outros canais virtuais. A segunda noticia foi sobre uma decisão judicial proferida por um juiz do trabalho que manteve a dispensa por justa causa de um trabalhador que ofendeu o seu próprio empregador em um grupo de WhatsApp.

Os prejuízos quando se compartilha algo problemático em grupo de WhatsApp ou em outros canais virtuais são tão instantâneos quanto a velocidade com que esses conteúdos são disseminados e os resultados de um compartilhamento inadequado podem atingir proporções jamais imaginadas.

No episodio envolvendo o diagnostico de Marisa Letícia, por exemplo, é nítido que um simples post pode ser muito prejudicial para muita gente: a médica partilhou as informações da paciente perdeu o emprego e com apenas 31 anos de idade manchou seu nome profissional e sua carreira; a paciente foi exposta indevidamente e os prejuízos dessa exposição foram consumados pelos familiares dela; o hospital, além de já ter sofrido uma crise de imagem de grande proporção por causa desse episódio, é o responsável civil por indenizar a família da paciente, caso opte por processá-lo pela divulgação de dados sigilosos da paciente.

Da mesma forma, a liberdade de expressão, quando utilizada de maneira desproporcional ou irresponsável, pode resultar em danos para o ofensor, ofendido e também para quem consome esses desabafos desproporcionais, que na maioria das vezes são incompletos ou inverídicos.

Emprego, bom nome, carreira, imagem profissional e relacionamento saudável com familiares, amigos, colegas, clientes, concorrentes, etc têm muito mais valor do que um desabafo desproporcional ou o compartilhamento de algo que servirá apenas para saciar a curiosidade de muitos, mas que violará a honra, imagem, memória, intimidade, privacidade e dignidade de outros. Portanto, devemos pensar bem antes de postar algo na web.

Fonte: O Popular

Post a comment

Sorry, comments are closed